Quando buscamos uma informação específica, nos concentramos apenas na identificação da informação, ignorando outros detalhes do texto. Scanning é uma prática rotineira na vida das pessoas. Alguns exemplos típicos são: a utilização do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras, a busca de um número na lista telefônica ou o uso do índice de uma revista ou livro para encontrar um artigo ou capítulo de nosso interesse, sem exigir uma leitura completa ou detalhada do texto.
Skimming
Utilizada para rapidamente identificar a idéia central do texto. É uma leitura três ou quatro vezes mais rápida que a normal. As pessoas geralmente utilizam o skimming quando tem muito material para ler em um curto período de tempo.
Observe o título e demais recursos gráficos sem ler o texto. Some suas informações prévias sobre o assunto e/ou autor (conhecimento de mundo). Crie uma hipótese sobre o texto e reflita usando a “ciência do achismo” Usando esta técnica, aquilo que você já sabe sobre o assunto será conectado à nova informação.
Inferencing
Estratégia pela qual o leitor deriva o significado de uma palavra ou expressão a partir do contexto. Ou seja, começa a fazer inferências sem o uso do dicionário.
0 comentários:
Postar um comentário